O cineasta Breno Silveira morreu neste sábado (14), aos 58 anos. Segundo o jornal O Globo, o diretor gravava cenas de seu novo longa-metragem na cidade de Limoeiro, em Pernambuco, quando teve um infarto fulminante no set de filmagens. Ele foi socorrido por uma equipe médica, mas a parada cardíaca foi irreversível.
De acordo com relatos de integrantes da equipe a O Globo, os atores estão em choque. Silveira começou a passar mal, com taquicardia, e morreu sentado, em frente a um monitor onde acompanhava as imagens. Era o primeiro dia da equipe em Pernambuco, que viajou para a cidade para gravar cenas do filme “Dona Vitória”, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro e baseado na história de uma mulher que desmantelou uma quadrilha de traficantes no Rio de Janeiro a partir de imagens feitas por ela da janela do seu prédio, no bairro de Copacabana.
Silveira era conhecido pelo interesse em contar histórias familiares. Um de seus trabalhos mais conhecidos é “Dois Filhos de Francisco” (2005), cinebiografia da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. O longa, que conta a trajetória dos cantores e o papel que o pai teve no sucesso dos filhos, foi um fenômeno de bilheteria: levou pouco mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 34 milhões. Outro sucesso biográfico do diretor é “Gonzaga: de Pai para Filho” (2012), que fala da trajetória de Luiz Gonzaga, o rei do baião, e da relação com seu filho, Gonzaguinha.
Formado em cinema pela École Louis Lumière, em Paris, Silveira começou a trabalhar como diretor de fotografia com a cineasta Carla Camurati, no filme “Carlota Joaquina: a Princesa do Brasil” (1995). Na época, o cinema brasileiro iniciava uma retomada de produções após a paralisação de incentivos e do fechamento de instituições de fomento ao cinema durante o governo de Fernando Collor de Mello, presidente de 1990 a 1992 e hoje senador por Alagoas.
Recentemente, o cineasta dirigiu duas temporadas da série “Dom”, produção original para o streaming Amazon Prime que detalha a trajetória do criminoso Pedro Dom, que chefiava uma quadrilha especialista em assaltar edifícios de luxo no Rio de Janeiro.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/extra/2022/05/14/Cineasta-Breno-Silveira-morre-aos-58-anos-em-set-de-filmagem